A substituição transcateter da válvula aórtica (TAVI) é um procedimento minimamente invasivo que revolucionou a cardiologia moderna. Envolve a substituição da válvula aórtica do coração danificada ou estreitada por uma nova válvula, que é implantada através de um cateter inserido no corpo através de uma pequena incisão na perna ou no peito.

A TAVI, quando bem indicada, tem vantagens sobre a cirurgia tradicional de coração aberto. Em primeiro lugar, é um procedimento minimamente invasivo, o que significa que envolve incisões menores, com menos perda de sangue, menor risco de infecções e com um tempo de recuperação mais rápido. Em segundo lugar, a TAVI pode ser realizada sem a necessidade de anestesia geral, apenas sob anestesia local, o que minimiza ainda mais os riscos em certos grupos de pacientes frágeis. Em terceiro lugar, TAVI é uma opção para pacientes considerados de alto risco ou inoperáveis para cirurgia tradicional devido à idade, fragilidade ou outras condições médicas.

O TAVI tem sido particularmente eficaz no tratamento da estenose aórtica, que é uma condição em que a válvula aórtica se estreita progressivamente e restringe o fluxo sanguíneo do coração para o resto do corpo. Os principais sintomas da estenose aórtica são a dor no peito, falta de ar e desmaios. Caso não tratada, é uma doença fatal.

Em grandes estudos científicos, a TAVI demonstrou ser tão eficaz quanto a cirurgia de coração aberto no tratamento da estenose aórtica e, em alguns casos, pode ser ainda mais eficaz. Esses estudos demonstraram que em pacientes idosos a TAVI resulta em menos mortalidade, acidente vascular cerebral (AVC) e complicações hemorrágicas do que a cirurgia de coração aberto. Hoje a TAVI é um procedimento adotado mundialmente, sendo indicado preferencialmente a cirurgia convencional para pacientes acima de 75 anos.

A CARDIOin possui habilitação para realizar a TAVI com diferentes tipos de válvulas, podendo assim oferecer diversas opções para os seus pacientes. Os procedimentos de TAVI são realizados tanto no Hospital da Unimed quanto no Hospital Regional do Oeste em Chapecó.

Write a Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *